segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Episodes - a realidade da ficção


Fazer adaptações não é uma tarefa fácil. Que o diga o roteirista mestre Charlie Kaufman, a mente maluca por trás de Quero Ser John Malkovich e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Para o filme Adaptação, em que supostamente ele teria que adaptar um livro para o cinema, ele chutou o balde e colocou ele mesmo como personagem. E foi além, criou um irmão gêmeo - totalmente oposto a ele - para lidar com a situação. A ficção atropela a realidade, sim, mas quem se importa. E Episodes tem muito disso.

A série que marca o retorno de Matt "Joey Tribbiani" LeBlanc à TV flerta com a realidade assim como a obra de Kaufman e assim como em Adaptação temos que suspeitar do que nos é contado. A história é sobre um casal de roteiristas britânicos que fazem sucesso no Reino Unido com uma série sobre um professor de meia idade e seus alunos. Tudo começa a mudar quando Sean (Stephen Magan) e Beverly Lincoln (Tamsin Greig) encontram Merc (John Pankow), um executivo da TV americana, em uma premiação da TV britânica. Após abocanharam mais um prêmio - o que não era novidade, para inveja de um de seus "concorrentes" - Merc propõe que eles viajem aos Estados Unidos e façam um piloto do sucesso Lyman's Boys. Até aí tudo bem, um pouco de metalinguagem a la 30 Rock, mas nada demais.

Porém, chegando nos Estados Unidos, o casal vê que não só a diferença cultural (e de bom gosto estético) será uma barreira. Os executivos da TV transformam completamente a série e contratam - para um papel que deveria ser de um homem de 50 e poucos anos - um ex-astro da TV, que estava afastado das câmeras: nada mais, nada menos que o ex-Friends Matt LeBlanc. Alguém aí falou em Adaptação?

Eu sou suspeito para falar, pois sou fã desses jogos realidade/ficção, mas Episodes agrada de cara. E justamente por aquilo que poderia dar errado: a empatia dos personagens. O casal Sean e Beverly, apesar de um pouco enjoados são muito carismáticos e é impossível não se solidarizar vendo que o projeto deles é, aos poucos, destroçado em nome do aceite da emissora. Merc, o produtor, é um doido varrido, do qual é impossível não rir, mesmo que suas interações sejam, via de regra, politicamente incorretas e de extremo mau gosto. E, claro, há Matt LeBlanc. Há quem possa dizer que é o papel mais fácil da vida dele, já que ele interpreta ele mesmo. Mas se engana. O Matt LeBlanc de Episodes é um personagem difícil, complexo, como todo ser humano, e o ator LeBlanc tem a necessidade de fingir ser decadente e ao mesmo tempo nos fazer rir. Se o "Joey" da realidade não tem muito a ver com o da ficção - acredito que não tenha - pouco importa. Afinal, parafraseando Caio Fernando Abreu, a realidade não importa, o que importa é a ficção. E nesse campo Matt LeBlanc vai muito bem.

Surpreendentemente, a série é curta em sua primeira temporada, apenas sete episódios. Mas é o suficiente para se mergulhar numa boa história, cheia de emaranhados e situações bizarras cujo desfecho fica para a já confirmada próxima temporada.

3 comentários:

  1. Matasse a pau no post! É uma série legal, só acho difícil classificar como comédia, no sentido mais tradicional, porque o tipo de humor é um pouco diferente do comum.

    Matte LeBlanc, o eterno Joey, interpreta uma versão dele próprio em uma série dentro da série. Queria muito escrever isso já faz um tempo! auhauauhauha

    Os criadores fizeram Episodes se baseando nas experiências deles quando faziam Friends para a NBC, com a bagunça, as mudanças de humor de acordo com a lua e tudo mais.

    ResponderExcluir
  2. Taí uma série que eu vou poder acompanhar sem estar atrasado! =D

    Bela análise, Sir!
    Abraço o/

    ResponderExcluir
  3. Paulinho, a gente tava te esperando lá... :) Vamos fazer mais um só para que possas ir! Abraço, guri. Volta mais lá no www.coletivofitaamarela.blogspot.com

    ResponderExcluir