quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Top Five - Músicas de Abertura

As músicas de abertura sempre configuram um clima especial ou uma identidade para as séries. Muitas delas são instrumentais ou incindentais (nuca sei o que é isso), como em Dexter e How I Met Your Mother, porém outras são cantadas a plenos pulmões e carregam em suas letras muito significado. Especialmente em relação à série que pertecem.

Então, vamos a mais uma listagem: a das músicas de abertura que mais identificam sua série e a fazem jus.





Joe Cocker canta lentamente esta música dos Beatles e vai pontuando imagens de Kevin (Fred Savage). Wonder Years (Anos Incríveis, na tradução) foi uma das primeiras séries que eu assisti. Obviamente, nada tão viciado quanto agora, buscando a cronologia da série, mitologia, pesquisando e tudo mais. Mas guardo com carinho algumas tardes, vendo na Band as aventuras de Kevin sempre na presença da abertura emocionante de Joe Cocker.

4° - At Least It Was Here - The 88 - Community



A inocente série sobre um grupo de estudos em uma faculdade comunitária tem um música tema tão inocente e otimista quanto. Acompanhada dos créditos apresentados em forma de origami - com rabiscos juvenis de caneta - a música vai criando o clima certo para se assistir a série.

3° - The Big Bang Theory - Barenaked Ladies - The Big Bang Theory



A série sobre um grupo de nerds, tem uma música tema e abertura que remete ao mundo nerd. Com citações à muralha da China, às pirâmides do Egito, Torre Eiffel, Taj Mahal, Einstein, Martin Luther King entre outros (e uma linha do tempo quase imperceptível permeando tudo), vai abrindo o episódio e mostrando que tudo começa com um Big Bang.




Uma das melhores e mais queridas séries de todas os tempos tem uma abertura marcante. Mostrando os seis atores se esbaldando junto a um chafariz e flashs de cenas marcantes, Friends já começava bem nos créditos. A abertura mudava de vez em quando, e até a música (tendo o refrão reduzido), mas sabíamos que eles estavam lá por nós.

1° - Bad Things - Jace Everett - True Blood



A princípio uma série de vampiros, em tempos de Crepúsculo, pode parecer algo teen, bobinho e sem graça. Mas True Blood contraria tudo isso. A série tem uma pegada forte, com muito sexo e violência. A abertura é pouco mais longa que as demais, mas extremamente necessária para entrar no clima da série. Após alguns minutos de exorcismos, cobras, algum sangue (falso?) e corpos nus, também se tem vontade de fazer coisas más.

8 comentários:

  1. Poxa, o Paulinho gosta de True Blood só por causa da putaria! ahsuaihsuiahs (BRINKS!)

    Adorei o top 5, de verdade. Se eu soubesse fazer um, com certeza o faria. Faltou o House, com Teardrops do Massive Attack =P

    ResponderExcluir
  2. btw, já que tô falando bastante, AMEI o layout com as séries e o template. Congratulations! :D

    ResponderExcluir
  3. Deixxa de ser malandra e agiliza um Top 5 aí, Freak. :D
    Méritos da Gisela no banner e do Daniel na inserção do nome do blog. :)

    ResponderExcluir
  4. Boas escolhas. A do Friends pra mim é a melhor, não por ser de Friends, mas a música parece ter um encaixe melhor com a série. A do TB seria uma segunda próxima, por uma cabeça de desvantagem.

    Só Community que com certeza eu não teria escolhido. Mas essa é a beleza do Top 5, né? Cada um faria de um jeito.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Havyner. Meu 1º lugar seria a de FRIENDS. A abertura, por mais que mudasse ao longo das temporadas, preservou as cenas no chafariz, com os seis Friends novinhos, bem no início da série. Sempre dava/dá uma nostalgia ao ver. É como se a abertura nos remetesse a tudo o que já se passou na série. E a música então... Mega marcante. Um clássico. We'll always be there for them too.

    Quanto a True Blood... Com certeza estaria no meu Top 5, como 2º lugar. Nunca vi uma abertura tão original e tão ousada.

    ResponderExcluir
  6. Acho que tanto Friends quanto True Blood têm aberturas muito significativas. Alguma das duas tinha que ser o 1° lugar e então deixei True Blood, mas por conta da ousadia, mesmo.

    ResponderExcluir
  7. ótima lista apesar de não assistir true blood
    eu colocaria,Boss of Me do seriado Malcolm in the Middle

    ResponderExcluir