quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Community - uma chance ao lúdico


Quando ouvi falar de Community, as opiniões davam conta de que a série era irregular. O engraçado é que primeiro ouvi que a série começava bem e depois caía e depois ouvi que a série começava mal e depois melhorava. Então, como um bom viciado em série, e curioso em potencial, resolvi dar uma chance à série. E a surpresa não poderia ser melhor.

Primeiramente, é preciso dizer que Community é sobre um grupo de estudantes – bastante eclético – em uma faculdade comunitária nos Estados Unidos. Como se sabe as community colleges são bastante marginalizadas por lá e aí está o campo perfeito para piadas e situações absurdas.

A série gira em torno de um grupo de estudos de Espanhol formado por Jeff (Joel McHale), um ex-advogado que foi pego com diploma falso, Britta (Gillian Jacobs), uma ativista vegetariana, ou seja, uma revoltadinha (uhauhuhauha), Annie (Alison Brie), a colegial não-cool que não conseguiu ingressar em uma grande faculdade, Troy (Donald Glover), o jogador de futebol que se machucou e perdeu sua bolsa de estudos e Shirley (Yvette Nicole Brown), uma dona de casa de meia-idade, recém divorciada. Completando o grupo está Abed (Danny Pudi), um descendente de paquistanês viciado em cultura pop e totalmente freak. E, por último, e para minha surpresa, o vetereno comediante Chevy Chase, grande sucesso do cinema nos anos 80 e 90, fazendo o papel de Pierce, um homem mais velho que quer porque quer parecer mais novo e descolado, mas sempre é inapropriado e preconceituoso.

Um dos pontos fortes da série está na atuação de Abed e suas referências a séries e filmes. Aliás, a maioria das falas do personagem tem uma referência – não que eu consiga captar todas, claro. E, por conta disso, às vezes, o pessoal entra no embalo e há episódios que são praticamente refilmagens de estilos, como um que é praticamente uma história de máfia, ao melhor estilo Goodfellas, e outro que é um filme sobre dança, algo como Dirty Dance.

Outro ponto forte da série são os personagens secundários. O reitor totalmente maluco e meio (?) gay que sonha em tornar Greendale um lugar respeitável; o professor britânico que se acha importante, mas é um solitário de carteirinha; Leonard, um estudante de 80 anos (ou seria mais?) que parece um moleque; Star-burns e suas costeletas, digamos, diferentes; Vaughn, o naturalista em vários sentidos; o professor que pensa que é o Robin Willians de Sociedade dos Poetas Mortos; a professora totalmente pirada de Arqueologia; e, claro, não podemos esquecer, Señor Chang, o pirado professor chinês de Espanhol (e por que não?), uma das maiores figuras da série e garantia de boas risadas.

Na minha opinião, Community é uma das melhores série da atualidade, justamente por buscar a diversão de uma forma inocente. Às vezes, pode parecer até infantil ou non-sense (mas no melhor estilo de The IT Crowd) demais, mas é justamente o charme da série. Assistir Community é dar uma chance ao lúdico, à diversão, sem se preocupar com grandes questões dramáticas. Não que não haja, elas estão ali, envolvidas por personagens carismáticos e engraçados. Mas a diversão é o que mais importa e, no fim, acabamos refletindo sobre eles de um jeito mais leve.

Para quem está na dúvida, eu digo vá sem medo. Divirta-se com a dupla Troy e Abed, com as neuras de Annie e Shirley, com a tensão sexual entre Jeff e Britta, com os comentários sem noção de Pierce.

Em um dos últimos episódios que eu vi, TODO o episódio foi em stop-motion e com uma referência sensacional à Lost. Ou seja, impossível não se apaixonar pela série.

4 comentários:

  1. Sabendo que eu ia ler e postar, não deverias ter usado o "impossível se apaixonar" hahaha.

    Provavelmente sou eu aquele que te disse que começa mal e depois melhora. O problema é que volta a piorar na segunda temporada.

    Pra uma série de comédia, Community pouco me faz rir. Provavelmente porque eu não consigo entrar nesse espírito mais inocente ao qual tu e muitas outras pessoas se referem.

    Continuo assistindo mais por insistência mesmo, embora as referências sejam muito boas e ainda existam alguns ótimos (e raros) momentos, principalmente envolvendo o Señor Chang ou o Abed.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi na tv e achei bobo.

    Devo ter pegado algum episódio da fase mais fraca.

    ResponderExcluir
  3. Se o Young diz que é ruim... é pq é bom! ahsuiash

    Tô num momento CSI e HIMYM, só vou eleger uma nova série depois que acabar isso! ashauish

    ResponderExcluir
  4. Vi só o episódio em stop-motion (muito bom, até porque adoro animação) e mais um em que o Jeff inventa um curso que não existe no turno da noite pra preencher a carga horária enquanto o Troy e o Abed fazem um forte de lençóis e todos querem contribuir, criando um forte tão grande que tem até distritos... o.Õ

    Preciso ver mais episódios, é difícil uma série de comédia que me agrade.

    ResponderExcluir