sábado, 5 de fevereiro de 2011

Top 5 - Motivos para ver Fringe



05 - Anna Torv como Olivia Dunham:
Bonita, parece a Cat Power, e imprime sentimento à trama, mesmo quando a atuação exige mais ação do que drama. Atriz de futuro.

04 - Atenção aos detalhes:
O observador aparece sempre e é divertido procurar ele em cada episódio (como uma atualização de onde está o Geninho, da She-ra, hehe). Isso é só um exemplo, existem outras coisas do tipo, como as participações especiais (Christopher Lloyd e o Spock) e referências musicais/cinematográficas/literárias.

03 - Universo paralelo:
De deixar o Stephen King orgulhoso. Não tem como falar mais sem fazer muito spoiler. Mas tá tudo lá e bem feito, inclusive a questão dos duplos.

02 - John Noble como Walter Bishop:
Genial. Aula de atuação. Desde Terry O'Quinn eu não via um ator dramático tão bom em seriados. Só ele já valeria uma série.

01 - Arquivo X:
Atualizado, revisto e melhorado, de acordo com o tempo atual - e sem tosquices. A influência é nítida e não é escondida, tanto que está presente - como homenagem - na abertura. Também tem um paralelo entre o começo da série, com os episódios se encerrando em si, em eventos estranhos, e depois virando um seriado no sentido literal, com tudo encadeado.


No momento considero a melhor série dramática.

12 comentários:

  1. Concordo com o top 5, são realmente ótimos motivos. Mas confesso que lá pelo meio da segunda temporada eu me decepcionei um pouco com a série e parei de assistir. Não sei se propositalmente ou por falha técnica mas eles deixavam vários ganchos e nunca voltavam lá para resolver o mistérios. E já estava ficando bem chato ter sempre o "monstrinho da semana" e nunca ter alguma coisa realmente misteriosa que nos prendesse até o próximo capítulo. Pretendo retomar essa série justamente pelo item 02, o Noble é muito foda e divertido. E tem o 06, que não tá na lista: Josua Jackson! ahsuais =D

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o 3 e o 2, mas discordo veementemente do 5. Visualmente a Anna Torv vale a pena, agora como atriz ele tem muito chão pra percorrer. Deu uma melhorada, especialmente no fim da segunda, começo da terceira, mas aquela cara de Steve Seagal volta e meia aparece huauhauha

    "Não sei se propositalmente ou por falha técnica mas eles deixavam vários ganchos e nunca voltavam lá para resolver o mistérios. E já estava ficando bem chato ter sempre o "monstrinho da semana" e nunca ter alguma coisa realmente misteriosa que nos prendesse até o próximo capítulo. "
    É aí que eu me refiro. Os caras quiseram ganhar audiência e se perderam na série. Agora na terceira temporada parece que vai. Mesmo assim Fringe tem que melhorar muito pra se igualar a FlashForward (cujos produtores tiveram bolas pra manter a linha da série e acabaram sendo punidos pela audiência preguioçosa que gosta de episódio "fechado")

    ResponderExcluir
  3. Não, não, não.

    FlashForward é nada perto de Fringe e o "monstrinho da semana" - que nunca existiu (é ficção científica, se não gostam é outra coisa) - faz parte do item 1, como falei no texto.

    ResponderExcluir
  4. hahahaha

    FlashForward tinha futuro. Já Fringe levou quase duas temporadas pra tomar jeito. Realmente esta terceira está bem melhor, até onde eu vi. E espero mesmo que tenha ligação, porque os monstrinhos da semana foram só perda de tempo.

    Mas falando em sci-fi, nenhuma das duas vai chegar aos pés de Lost, mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Young, nada contra ter o monstrinho da semana! ahusahsai Mas eles não estavam encadeados em nenhum outro acontecimento maior. Na primeira temporada, ainda tinha aquele mistério, se tudo era causado pela Massive Dynamics, por exemplo (mais ou menos o lance Umbrella e Raccon City no Resident Evil! ahsuiahsaui). Vários episódios com monstrinhos bizarros eu achava tri afú, e pensava "ah eles vão voltar pra preencher essa lacuna e etc", só que a resposta nunca chegava. É aí que me refiro! ;D

    ResponderExcluir
  6. Acho que alguns dos problemas de Fringe surgiram por causa da Fox. No começo, passava nas terças e iam tri bem de audiência. Nessas condições, os executivos podiam manter as suas idéias, porque a série tava dando retorno.
    Depois acharam que estavam com tudo e foram pra quinta, no mesmo horário de CSI, uma das séries mais fortes dos EUA. Tomaram a maior surra. Perderam metade da audiência, que continua a cair.
    Agora, nas sextas (dia conhecido por ser o dia pra qual as séries vão, quando morrem), só deus sabe o que vai acontecer.
    Com a audiência e a grana sumindo, eles tiveram que se mexer e se adaptar. Acho que isso é visível na segunda temporada, após o arco do Charlie: os episódios fechados voltaram, ao contrário do que vinha sendo feito antes, quando a história estava mais contínua. Especulava-se na época que a idéia era atrair a audiência casual, aquele cara que vê uma semana sim e outra não. Aí, na minha opinião, a série despencou de qualidade e muita gente desistiu, incluindo eu.
    Vi os dois primeiros da terceira, mas a história que tava rolando não me motivou o suficiente. Ainda pretendo assistir, só que dessa vez vou sem pressa.

    ResponderExcluir
  7. E o Padrão, então? Começou como a coisa mais misteriosa e interessa da série. Agora nem se fala mais...
    E o(s) Observador(es) também desapareceu (ou desapareceram)...

    ResponderExcluir
  8. Havyner, na mesma proporção que sexta-feira é o cemitério das séries na Fox, também procuram alguma que funcione nesse dia desde Arquivo X.

    E o padrão, os "monstrinhos" e o(s) observador(es) estão todos encadeados com tudo. Fringe não é Lost.

    O observador, por exemplo, aparece em todos os episódios.


    A maioria das críticas estão acontecendo por ignorância, no sentido de não conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Felipe

    Tu já tinhas nos dito que agora eles começaram a costurar essas coisas soltas, mas eu ainda não cheguei lá, então comentei baseado no que eu vi. De qualquer forma, essa integração é recente e louvável, mas não acho que eles já tinham essa conexão dos acontecimentos em mente na época.

    Sexta é o cemitério geral, não só pra Fox. Eles tão prometendo mudar o jeito de se fazer tv nas sextas e tudo o mais. Estou curioso pra ver onde isso vai dar.

    ResponderExcluir
  10. Eu também tô engatinhando na terceira temporada, mas já vi uma significativa melhora. Inclusive na atuação da Anna Torv, que agora tem que fazer dois papéia bem diferentes, inclusive um fingindo que é outro. Coisa que terry O'Quinn fez com maestria em Lost. Essa do Observador estar em TODOS os episódios das duas uma, ou eu sou um péssimo (com perdão do trocadilho) observador ou tu tá exagerando. A meu favor tenho o IMDb que diz que ele só participou de 27 episódios num total de 65. :P

    Mas eu torço para que a série se ajeite e tem como isso ser feito, sem ter que fingir que nada aconteceu.

    "Fringe não é Lost." Essa é a maior certeza que eu tenho. O problema é que o DEEC pra mim é o teu DLA. :P

    ResponderExcluir
  11. "comentei baseado no que eu vi." (CAETANO, Havyner.)

    O Paulinho me pediu ajuda! ahsuah E olha que no início eu e o Gribis éramos os maiores puxa-sacos de Fringe EVER! hahaha

    ResponderExcluir
  12. Pô, Freak, não me entrega uhahuauha O Young é muito fanfarrão, tem coisa aí que nem ele concorda é só pra encher o saco, mesmo :P

    E eu nem tinha visto isso "No momento considero a melhor série dramática.". aí é pracabá.

    eu sempre disse, seus infiéis, que a série tinha potencial mas era mal aproveitada. espero que tome o caminho do bem (o que parece estar acontecendo).

    ResponderExcluir