sábado, 6 de março de 2010

The Dark Passenger - uma introdução (com spoilers)


A série Dexter é inspirada nas obras de Jeff Lindsay e conta a história de um analista forense de amostras de sangue do Departamento de Polícia de Miami, que possui compulsões assassinas (as quais chama de Passageiro Negro) devido a um trauma de infância. É possível observar a progressão social de Dexter juntamente com o andamento da série. Constantemente, ele se encontra procurando criar conexões com quem está ao seu redor e, algumas vezes, alguém que o aceite como ele é e a quem possa contar seus segredos.
Dexter foi adotado por um policial chamado Harry, que impõe um código a ser seguido (ele só deveria matar assassinos que realmente "merecessem", entre outras coisas), para que ele possa viver em sociedade sem ser descoberto. No entando, há um momento em que Dexter descobre alguns furos no passado de seu pai e resolve burlar algumas regras. Mesmo sem o código de Harry, ele passa a ter visões e conversas com seu pai, o que representa a sua consciência em um momento em que não há mais regras nem o Harry para contê-lo quando necessário.
Cada temporada aborda uma problemática maior, ao redor da qual se dão os demais acontecimentos. Esse conflito principal é sempre um serial killer que assume um dos objetos de investigação da Miami Metro Police. Na primeira temporada, o foco está no Ice Truck Killer, que deixa pistas para Dexter e o leva a descobrir fatos determinantes de seu passado. Na segunda, o Bay Harbor Butcher é o centro das investigações, o que põe o verdadeiro Dexter em evidência e correndo risco de ser descoberto. Na terceira temporada, o principal assassino em série é o Skinner, mas quem assume o segundo papel principal é Miguel Prado, que se torna o melhor amigo de Dexter. Na quarta, surge o maior e mais complexo de todos os alvos de investigação: o Trinity. Ele segue o padrão melhor encadeado e fundamentado da série e representa, a princípio, um exemplo para Dexter seguir.
Dexter tira vantagem da sua profissão para coletar informações sobre suas vítimas e, também, encobrir seus atos homicidas. Alguns aspectos interessantes da série é ver o já citado progresso social de Dexter, suas tentativas de disfarce e fingimento sentimentais e o quão importante a história de vida é - mesmo que nos primeiros anos de vida - para determinar quem seremos no futuro. Dexter consquistou um grande número de fãs e é considerado por muitos uma espécie de herói (The Dark Defender!), mesmo que, para fazer justiça, ele mate as pessoas de uma forma tão brutal.
Irmão, marido, pai, analista, serial killer. Dexter é tudo em um só.



Dexter: Who are any of us, really? We all have our public life, our private life...
Harry: And your secret life, the one that defines you.

Nenhum comentário:

Postar um comentário